top of page

Museográfico

Ivo Viu a Uva | MJC
2010.

Situação: obra finalizada.

​​
Arquitetos: Marcelo Kiefer e Janaina Dalarosa

Por tratar da educação no início do século no Rio Grande do Sul e a influência positivista, o conceito do projeto tratou de organizar a exposição como um panóptico. Em princípio, o centro do espaço e de observação e controle, seria ocupado pela palmatória, mas por alguma resitência da curadoria com o impacto dessa topologia, foi ao visitante que coube o papel de vigiar e julgar. 

 

1808-1821, A Corte Portuguesa no Brasil | MJC
2008

Situação: obra finalizada.

​​
Arquitetos: Marcelo Kiefer, Eduardo Rocchi e Cássio Ribeiro

Com Que Roupa Eu Vou? | MJC 2007

​​Situação: obra finalizada.


Arquitetos: Marcelo Kiefer, Eduardo Rocchi e Cássio Ribeiro

 

Com orçamentos modestíssimos para compra de materiais, pagamento de fornecedores e honorários, e prazos curtos para projeto e preparação de arte gráfica (uma a duas semanas) e execução (1 a 3 dias), as exposições no Museu Julio de Castilhos, entre 2007-10, trouxeram grande experiência na área de museografia. Simultanemente, esse foi um período de revitalização do lugar. A entidade, que tem grande identificação com os gaúchos, chegou a estar fechada. Além de receber pessoas de toda a comunidade e turistas, o MCJ recebe milhares de estudantes ao ano.

Com que Roupa eu Vou? expõe peças de vestuário do início do século XX utilizadas por gaucho. Grande parte do material utilizado, como os acrílicos de proteção, são resultado do reaproveitamento de quinquilharias dos depósitos do Museu. 

 

bottom of page